Trabalhando
com jornal – parte I
Foi
um momento de leitura e muitas descobertas.
Uma das
coisas que aprendemos com esta atividade foi como o jornal é dividido, cada caderno
do jornal traz algo diferente como: notícias, charges, reportagens sobre
atividades realizadas em escolas, passatempos, previsão do tempo, muitas
informações nos classificados, entre outras coisas...
Para
a maioria dos alunos de nossa sala foi a primeira oportunidade de folhear o
jornal e conhecer como ele é divertido, interessante e cheio de notícias
diferentes, onde algumas são alegres, outras tristes e até emocionantes.
Essa
experiência de trabalhar com o “Jornal da Manhã” foi incrível, diferente e
muito boa para aprender. Fizemos alguns desenhos, escrevemos sobre a notícia
escolhida e várias leituras. Queremos em outras ocasiões
utilizar o jornal em atividades para novas descobertas.
Texto produzido coletivamente
pelos alunos do 3º ano C, sendo uma atividade significativa para toda turma.
Trabalhando
com jornal – parte II
Foi um momento de construções.
Um
fato que caracteriza claramente que um mesmo recurso metodológico utilizado em
sala de aula desencadeia possibilidades multidisciplinares foi o trabalho com
os exemplares do “Jornal da Manhã”, que além de despertar interesses por
leituras diversas foi utilizado em matemática para construir um gráfico com as escolhas
de notícias da turma do 3º ano C, cada aluno após explorar o jornal optou por
uma notícia a qual ele interpretou artisticamente e escreveu pequenos
comentários sobre sua opção, à atividade da construção do gráfico foi
importante para quantificar as escolhas.
É
construtivo trazer para sala de aula atividades envolvendo um meio de
comunicação impresso de circulação na cidade, o qual aproxima a realidade do processo
de aquisição do conhecimento.
No
desenvolvimento da atividade os alunos organizaram os dados de acordo com uma
legenda determinada previamente e pode-se compreender e interpretar como foram
as opções da turma, visualizando as escolhas que variaram entre três a menos
escolhida, abordando assuntos que envolvem carros e sete a mais selecionada
entre os alunos da turma, ou seja, as charges. Contudo as outras opções não
destoaram das extremidades, sendo equilibradas e distribuídas em assuntos como:
futebol, escola, entretenimento (jogos, programação da TV...) e variadas
(horóscopo, instituições da cidade, entre outras...).
O
gráfico é um conjunto de dados e informações que transmitem elementos de
variáveis impressas, neste caso elencou opiniões e escolhas o que facilitou a
leitura, analise e interpretação da turma em relação às notícias do jornal,
normalmente os gráficos são bem utilizados, além de variados, estão ligados a
assuntos do cotidiano.
Mais imagens e vídeos no blog da Escola Coronel Cláudio criado pelo programa "Vamos ler, geração digital" do Jornal da Manhã - Ponta Grossa-PR.
Jornalista responsável Dhiego Tchmolo
Nenhum comentário:
Postar um comentário