domingo, 3 de maio de 2020

Recurso utilizado: Jornal


Trabalhando com jornal – parte I

Foi um momento de leitura e muitas descobertas.

Uma das coisas que aprendemos com esta atividade foi como o jornal é dividido, cada caderno do jornal traz algo diferente como: notícias, charges, reportagens sobre atividades realizadas em escolas, passatempos, previsão do tempo, muitas informações nos classificados, entre outras coisas...
Para a maioria dos alunos de nossa sala foi a primeira oportunidade de folhear o jornal e conhecer como ele é divertido, interessante e cheio de notícias diferentes, onde algumas são alegres, outras tristes e até emocionantes.
Essa experiência de trabalhar com o “Jornal da Manhã” foi incrível, diferente e muito boa para aprender. Fizemos alguns desenhos, escrevemos sobre a notícia escolhida e várias leituras. Queremos em outras ocasiões utilizar o jornal em atividades para novas descobertas.
Texto produzido coletivamente pelos alunos do 3º ano C, sendo uma atividade significativa para toda turma.




Trabalhando com jornal – parte II

Foi um momento de construções.

Um fato que caracteriza claramente que um mesmo recurso metodológico utilizado em sala de aula desencadeia possibilidades multidisciplinares foi o trabalho com os exemplares do “Jornal da Manhã”, que além de despertar interesses por leituras diversas foi utilizado em matemática para construir um gráfico com as escolhas de notícias da turma do 3º ano C, cada aluno após explorar o jornal optou por uma notícia a qual ele interpretou artisticamente e escreveu pequenos comentários sobre sua opção, à atividade da construção do gráfico foi importante para quantificar as escolhas.

É construtivo trazer para sala de aula atividades envolvendo um meio de comunicação impresso de circulação na cidade, o qual aproxima a realidade do processo de aquisição do conhecimento.
No desenvolvimento da atividade os alunos organizaram os dados de acordo com uma legenda determinada previamente e pode-se compreender e interpretar como foram as opções da turma, visualizando as escolhas que variaram entre três a menos escolhida, abordando assuntos que envolvem carros e sete a mais selecionada entre os alunos da turma, ou seja, as charges. Contudo as outras opções não destoaram das extremidades, sendo equilibradas e distribuídas em assuntos como: futebol, escola, entretenimento (jogos, programação da TV...) e variadas (horóscopo, instituições da cidade, entre outras...). 
O gráfico é um conjunto de dados e informações que transmitem elementos de variáveis impressas, neste caso elencou opiniões e escolhas o que facilitou a leitura, analise e interpretação da turma em relação às notícias do jornal, normalmente os gráficos são bem utilizados, além de variados, estão ligados a assuntos do cotidiano. 




Mais imagens  e vídeos no blog da Escola Coronel Cláudio criado pelo programa "Vamos ler, geração digital" do Jornal da Manhã - Ponta Grossa-PR. 

Jornalista responsável Dhiego Tchmolo



Nenhum comentário:

Postar um comentário