Alimentação escolar é tema
de projeto em turma de PG
Vamos ler
06 DE DEZEMBRO DE 2019
16:50
Dhiego
Tchmolo
Ações que contaram com vários gêneros
textuais e envolvimento familiar ocorreu no 3º ano C da Escola Prefeito Coronel
Cláudio Gonçalves Guimarães
O 3º ano C da Escola Municipal Prefeito
Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães, em Ponta Grossa, trabalhou com um
abrangente projeto que tratava sobre a alimentação escolar. A professora da
turma, Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, conta como a proposta foi
desenvolvida junto aos alunos.
“O projeto possibilita muitas atividades
paralelas que enriquecem o desenvolvimento. De um problema, pode desencadear
muitas outras situações que contribuem para que a proposta seja efetivada,
muito embora um projeto abre caminhos para novas pesquisas, não sendo
conclusivo”, destaca a docente.
Dessa forma a turma proporcionou um
intercâmbio com os pais sobre a alimentação escolar. Segundo a professora, o
tema sempre foi motivo de indagações, principalmente na escola de tempo
integral onde as crianças permanecem durante todo o dia e precisam de uma
alimentação balanceada.
“Assim, o projeto teve como problema
descobrir formas de como incentivar a alimentação escolar das crianças que
ficam o dia todo na escola de tempo integral. O trabalho multidisciplinar
utilizou-se de vários gêneros textuais: receitas, cardápios, texto informativo,
cartas, relatos pessoais, entrevistas, poesias, histórias em quadrinhos, entre
outros, bem como outras metodologias para associar conhecimento científico com
a formação de novos hábitos alimentares”, diz Luzia.
Em complemento, a docente explica que o
objetivo principal foi sensibilizar os alunos acerca do interesse pela pesquisa
na descoberta científica sobre diferentes alunos. O aluno e o professor,
complementa, procuram conhecer e dividir com pais, escola e comunidade os
conhecimentos sobre alimentos, em particular as plantas alimentícias
convencionais e não convencionais.
O trabalho foi concluído com
experiências culinárias, dicas de reaproveitamento de partes da planta usadas
como alimento, preservação do meio ambiente, ampliação de experiências
culturais entre família e escola sobre o tema, levando os estudantes a ver o
mundo de uma maneira diferente com um livro de literatura infantil.
“Foram muitos relatos, cartas,
produções escritas, orais e artísticas, miniaulas, envolvimento de outras
turmas, família, comunidade, um trabalho cooperativo onde todos participaram e
dividiram experiências já adquiridas e novas. O conhecimento, sendo construído
de forma participativa e parceria estabelecidas, torna-se fundamental para
novas aprendizagens significativas”, conclui.
Confira o trabalho completo no blog
escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio. Clique aqui.
Tenho certeza que os alunos jamais se esquecerão do que aprenderam neste projeto!
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