segunda-feira, 4 de maio de 2020

No encanto de cada detalhe uma forma, um traço uma beleza sem igual ou... parecido com algo já visto ou ouvido!

De maneira poética os conceitos de geometria escritos pela professora Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho e das mãos de pequenos ilustradores, cada página ganhou um brilho, uma bela paisagem. Com uma questão????

Há geometria em todo lugar?
(Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho)

Um ponto é sempre um ponto
Qualquer marca num lugar
Um ponto é uma representação
Ele é adimensional
Pois não possui dimensão.
O ponto recebe um nome
Uma letra maiúscula do alfabeto
Ponto A, Ponto B ou Ponto C
Que será que vão fazer?
Interessante ver o que vai acontecer...

Uma fila organizada
Um ponto de cada vez
Bem juntinhos vão fazer
Uma linha aparecer
Isso sim que é sucessão contínua!
Linha tem uma dimensão
O famoso comprimento
E para ser diferente do ponto
É representada também por uma letra
Só que minúscula do alfabeto.

Opa! Umas são divertidas
E parecem até tremer
Com algum diferencial
Ondulada, sinuosa, curva e reta também têm
E ainda tem aquelas que são mista e nunca igual.
Que mistura animada
Uma, duas ou até mais
Linhas simples ou compostas
Esticadas, enroladas, enlaçadas,
Abertas ou fechadas.

Agora uma coisa é certa.
Reta é sempre reta
Mas pode mudar de posição
Em pé é vertical
Deitada horizontal
Inclinada para um lado ou para outro
Ela é diagonal.

Agora, quando tem um só ponto...
Por ele passa infinitas retas
Que legal! Espetacular poder imaginar
Aonde cada uma vai parar.

Mas por dois pontos determinados
Só uma reta, uma única reta pode se formar
Reta tem uma coisa interessante
Não possui começo e fim.

Se tiver uma origem, mas não tiver fim
Ela será semi-reta.
Desenhada no papel faz lembrar uma seta.

Já um segmento de reta é determinado com começo meio e fim.
Se no ponto A começa e no B ele termina
Veja só, recebe o nome de Segmento .
Duas retas frente a frente como em ordem de batalha
São paralelas e não se cruzam
Seguem em frente e sempre rente.

Concorrentes tem um ponto de interseção
Parecem duas agulhas tricotando um casacão.

Sempre tem um caso particular
Aqui não é diferente
Perpendiculares formam quatro ângulos retos
Quanta perfeição minha gente!!!

Brincando com as retas tudo pode acontecer
Comecei juntando duas, semi-retas para ver
E formei um belo ângulo
Bem retinho e elegante
O seu nome é ângulo reto
E o danado é aconchegante
Ele está no ponteiro do relógio
Quando o cuco prenuncia
São 3 horas ou 3 e meia
E há outras que anuncia.
Meio triste e até encolhido
É um ângulo agudo
Parece com uma escada encostada na parede.
Divertido e arteiro foi abrindo ficando ainda maior
e formou um ângulo obtuso
Será que pode ser multiuso?
Com abertura total
Igual a Bailarina do Municipal
Bem retinho é um ângulo raso
Uma cobrinha esticadinha
Que arraso!

Nas figuras geométricas
Espalhadas pelo mundo
Sempre tem o seu formato
Cada um o seu jeitinho
Ela plana e fechada por segmentos de reta
Formam lados de um polígono
Cada lado chama aresta
Quando duas arestas se encontram formam um ponto
Que chamamos de vértice.

Que encontro fascinante a geometria espacial
Três dimensões ela abrange sendo muito especial
Comprimento, largura e altura,
Compõem essa figura
Conhecida por poliedro
Que assim se configura
Nela também tem vértice o encontro de três ou mais arestas
Formando as suas faces
Que incrível pode ver os três elementos básicos:
Vértice, aresta e face um sólido geométrico vão arquitetar.
E quando se põe a rolar
Podemos até denominar
Corpos redondos estão pelo ar.

DE ACORDO COM A BNCC AS HABILIDADES TRABALHADAS NAS ATIVIDADES 

(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.

EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.


A sequencia de atividades elaboradas pela professora Angela do Rocio Pinheiro, são grandes contribuições para trabalhar em sala de aula.  








A Coleção Dividindo com Você nasceu de práticas de projetos em sala de aula.

Os livros podem ser adquiridos separadamente na rede de  Livrarias Curitiba, de forma presencial, na cidade de Ponta Grossa PR, dizendo o nome dos livros ou pedindo pelo site através de mensagem indicando a cidade onde foram lançados, nome das autoras e nome dos livros. www.livrariascuritiba.com.br

Encomendando pelo email/whats da Editora Texto e Contexto, Rua Eduardo Bonjean, 375. Uvaranas (42) 988694697   textoecontexto.editora@gmail.com,  whats  042 8869 4697,  mediante comprovante de pagamento, frete por conta do comprador. 

Diretamente com as autoras, pelos seus respectivos emails :  Angela angelapinheiro7@gmail.com  ; Luzia luziafmc@gmail.com

2 comentários: