A contribuição traz uma sequencia didática que a autora Angela do Rocio Pinheiro sugere para o trabalho em sala de aula.
HABILIDADES TRABALHADAS NAS
ATIVIDADES DE ACORDO COM A BNCC
(EF05ER07) Reconhecer, em textos
orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
(EF01ER01) Identificar e acolher
as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
(EF15LP01) Identificar a função
social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa
cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa,
de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem
os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP10) Escutar, com atenção,
falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e
solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP15) Reconhecer que os
textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão
lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como
patrimônio artístico da humanidade.
(EF03LP05) Identificar o número
de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas,
trissílabas e polissílabas.
(EF03LP21) Produzir anúncios
publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público
infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos
publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras,
jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).
(EF03LP25) Planejar e produzir
textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de
informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou
tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto.
(EF35LP03) Identificar a ideia
central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP05) Inferir o sentido de
palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase
ou do texto.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário
para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de
palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF35LP23) Apreciar poemas e
outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de
divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
(EF35LP26) Ler e compreender, com
certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens,
observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço,
personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP27) Ler e compreender, com
certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras,
imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
(EF03HI12) Comparar as relações
de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando
mudanças e permanências.
Não seja malvado!
Um conto sobre as letras!
(Angela do Rocio Pinheiro)
Em uma terra muito distante,
escondida como um segredo bem secreto, num reino vibrante e cheio de vida,
havia uma ilha onde as letras do alfabeto conviviam.
Cada letra era especial e tinha seu
jeito de ser, mas, algumas delas não se sentiam muito bem, elas não se sentiam
parte daquele lugar. Era uma tristeza só! Sentiam-se abandonadas e acreditavam
que ninguém gostava de como elas eram.
Neste reino de letras, todo dia era
dia de escrever, cada letra contava suas histórias e aventuras, porém ao
escreverem não se importavam com as outras letras e quando estavam com pressa
escreviam de qualquer maneira.
O t vivia reclamando:
- Como sou infeliz! Apesar de ser
brincalhão... todos me olham e dizem que eu sou um bobão!
Vivem me trocando com o v, ou não
fazem meu tracinho. Oh como sou um coitado, não seja malvado, faça meu
bracinho!
A letra i chorava pelas cantos:
- Pobre sou eu! Todos esquecem meu
pinguinho, não percebem que ele é parte de mim!? Seja bondoso, não seja
malvado, eu tenho pingo sim!
O f também não ficava de fora:
- Não consigo entender! Logo eu que
sou tão formoso? Sou alto e tenho bela perna! Por que tiram um pedaço dela?
Preste atenção, não seja malvado! Faça meu corpinho como ele tem que ser... bem
traçado!
Foi então, que as três letras se
reuniram. Cada uma falou sobre si, que não achavam justo não serem respeitadas,
pois cada uma delas era bem diferente, cada uma com seu som, charme e
elegância!
Fizeram cartazes, inventaram um
slogan, tiraram selfies e postaram na rede, assim:
“Ei você letra amiga! És importante e
eu também! Vê se você se liga! Te respeito e me respeita como sou!”
“Te convido, vem comigo! Faça parte
desta campanha! Faça sua parte!”
“Nosso reino será melhor com mais
respeito de uma letra pela outra! Nosso dia será mais feliz, o que me diz?”
“Não seja malvado! Lembre-se de como
sou! Ame e seja amado!”
As três letras deram o exemplo!
Fizeram a sua parte! Chamaram todas as letras, contaram como sentiam-se,
pediram para que todas se unissem, onde cada uma ajudaria em algo na ilha.
De repente, a ilha ficou mais alegre,
não havia mais tristeza ou reclamação, porque todos se sentiam parte dela e
especiais. Cada letra merecia e demonstrava respeito pela outra. Não havia mais
nenhum ser desligado e malvado!
A Coleção Dividindo com Você
nasceu de práticas de projetos em sala de aula.
Os livros podem ser adquiridos separadamente na rede de Livrarias
Curitiba, de forma presencial, na cidade de Ponta Grossa PR, dizendo o nome dos
livros individuais ou pedindo pelo site através de mensagem indicando a cidade onde foram
lançados, nome das autoras e nome dos livros. www.livrariascuritiba.com.br
Encomendando pelo email/whats da Editora Texto e Contexto, Rua Eduardo
Bonjean, 375. Uvaranas (42) 988694697 textoecontexto.editora@gmail.com, whats
042 8869 4697, mediante comprovante de pagamento, frete por conta do
comprador.
Diretamente com as autoras, pelos seus respectivos emails : Angela
angelapinheiro7@gmail.com ; Luzia luziafmc@gmail.com
Vamos compartilhar nossas ideias!
ResponderExcluir