segunda-feira, 31 de julho de 2017

Estudando e escrevendo... Escrevendo e estudando!!!

TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES QUE AJUDAM NA INCLUSÃO EM SALA DE AULA

Todos os alunos inclusos precisam de estímulos e metodologias diferenciadas que incentivem seu aprendizado em todas as disciplinas e situações do dia-a-dia escolar e domiciliar, bem como, desenvolver atividades atraentes e desafiadoras que possam estimular o raciocínio, a aprendizagem e criar vínculos afetivos.

Por Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho  28/07/2017

Fonte: Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho

Com a inclusão acontecendo nas escolas à diversidade de deficiências e situações que envolvem cada uma em participar, o uso de aplicativos e outras ferramentas tecnológicas se tornam pertinentes a serem conhecidas e aplicadas em cada caso especifico.

Toda ferramenta tem a função de exercer um trabalho, buscando uma eficiência para realizar algo, e a tecnologia que está avançando rapidamente no sentido de desenvolvimento traz a evolução dos computadores, smartphones, ipod e outros equipamentos cada vez mais facilitadores em nossas vidas e que são ferramentas uteis nas pesquisas e na escola, sendo riquíssima em sala de aula no que diz respeito a inclusão, embora ainda pouco utilizada e sendo de domínio popular o que torna necessário o uso desses recursos para ensinar o aluno de hoje.

As especificidades que cada um apresenta, faz com que busquemos recursos acessíveis a nossa realidade, logo a prancha de comunicação é um recurso de baixo custo e que pode ajudar com alunos que apresentam limitação na área da comunicação. Fazer uso de um recurso tecnológico que pode ser utilizada em sala de aula, para todas as pessoas com ou sem deficiência, entretanto, dando enfoque maior ao autismo utilizando-se dos Símbolos de Comunicação Pictória (PCS) com mais de 11.000 símbolos para auxiliar na comunicação alternativa, podendo desse modo criar placas, jogos, fichas, cartazes, calendários, textos, rotinas entre outros que possam facilitar a comunicação e aprendizagem do aluno com transtorno global do desenvolvimento.

Os PCS ( Prancha de Comunicação com Símbolos) utilizados no Brasil são o BOARDMAKER com SPEAKING DYNAMICALLY PRO, sendo um programa de computador com banco de dados gráficos, que segundo a ISAAC Brasil em março/2017, apresentou uma estatística do uso dessa ferramenta por: 82 Universidades e Institutos de Pesquisa, 1354 Instituições , Hospitais e Escolas Particulares, 952 Terapeutas e mais de 25.000 Escolas Públicas. Percebendo que muito tem sido feito, porem precisa atingir um número muito mais significativo de atuação, sobretudo pela maneira em que a evolução acontece há necessidade de adequação imediata também nas instituições que nem sempre conseguem acompanhar concomitantemente, sendo esta ferramenta criada no início dos anos 80 pela fonoaudióloga americana Roxanna Mayer Johnson, poderia ser mais conhecida. Esses software são comercializados no Brasil pela Clik Tecnologia Assistiva, através do site www.clik.com.br.

O material é apresentando em seis categorias de palavras: social, pessoas, verbos, descritivo, substantivos e miscelânea, dando liberdade de trabalhar com desenhos simples, definindo tamanho, cor, espaço, eles impressos ou salvos para uso decorrente, adaptados a qualquer idade podendo melhorar a comunicação com pranchas alfabéticas e de palavras, cartões de comunicação, vocalizadores para gravação/reprodução com voz de alta qualidade (feminina e masculina), ampliando o repertório comunicativo, atuar em diversas disciplinas como Língua Portuguesa construindo textos interdisciplinares, descrições, livros, sinalizações, Matemática com calendários, símbolos, quantidades, podendo utilizar para esses fins temas variados como listas, livros, jornais, pôsteres, instruções. Um material com alternativas e possíveis criações junto com o aluno de maneira personalizada levando em consideração várias características que atendam este determinado aluno, e por se tratar de inclusão os demais colegas poderiam fazer uso do material para obter conhecimento, ajudando na comunicação com o colega que pertence a escola.

 Tornando uma alternativa e/ou auxiliar para desenvolver a habilidade de comunicação, sendo essa uma das características que precisa ser desenvolvida em algumas crianças com necessidade comunicativa e sua capacidade de falar e/ou escreverem, neste caso o autista. O que não tem favorecido o uso deste equipamento é a falta de divulgação que agora tem encontrado maior destaque nas mídias e bem como formação para uso do mesmo, o que muitas vezes é mais viável ser utilizado no momento que a criança frequenta a SRM (Sala de Recursos Multifuncionais) do que na sala de aula, ou em aula de informática quando a escola dispõe desse recurso.

Utilizando novas formas de trabalho que empregue o uso do computador o professor estará estimulando a pesquisa acordando com os interesses individuais de seu educando, promovendo e identificando habilidades, aumentando o rendimento em sala de aula de alunos com ou sem deficiência e seu próprio encantamento com novas descobertas e várias possibilidades de ação. É um mecanismo que intensifica as ações pedagógicas a partir de um estudo de caso, tendo em vista bons resultados.



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