sábado, 6 de outubro de 2012

Jogo das palavras animadas!


Área de DeficiênciaAdaptável à todas

Área do Conhecimento:
Matemática, Português, Conhecimentos Naturais e Sociais, Artes, Educação Física. Informática

Objetivo Geral:
Utilizar-se de símbolos do mundo infantil (animais, plantas) para estimular o reconhecimento das palavras na escrita e leitura.

Objetivos Específicos:
* Contribuir para a ampliação da oralidade e reconhecimento de letras, sílabas e palavras;
* Colaborar para que o aluno experimente o sucesso em situações de leitura e construção de palavras;
* Estimular a pesquisa a partir dos elementos do jogo como parte das áreas do conhecimento com recursos pedagógicos e de informática;
* Explorar movimentos físicos de acordo com os personagens do jogo;

Descrição:
O jogo apresenta peças em formatos diferentes de acordo com a palavra que será formada, por exemplo para formar a palavra laranja cada letra está disposta em um desenho de laranja. As peças são produzidas em material de EVA utilizando diversas cores e coladas em tampas de refrigerante ou de outros produtos.

Desenvolvimento:
O aluno deverá selecionar peças de mesmo formato e formar palavras. O jogo poderá ser utilizado a fim de estimular a pesquisa, formação de frases, como incentivo a oralidade e solidariedade em trabalho em grupo.

Possíveis variações:
Com a utilização de palavras formadas organizá-las na ordem do alfabeto.
Estabelecer desafios para a formação de novas palavras.
Realizar contagem de peças.
Explorar o tato da criança colocando as peças em uma caixa ou bolsa que impeçam a visualização;
Trabalhar mímica a partir das peças do jogo sorteadas;

Número de jogadores1 à 4 alunos.

Recursos materiais para a sua confecção:
E.V.A. Em cores variadas, cola, tesoura, caneta permanente, moldes de animais, frutas e legumes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário